O ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, afirmou hoje que 2004 será o «ano de viragem» na recuperação económica, que na sua opinião já começou, mas levará tempo a ser sentida pelos portugueses.
«Portugal já está a recuperar, acabou o tempo de falar de recessão, temos todos - governo, oposição e cidadãos - de começar a falar de recuperação», declarou o governante aos jornalistas, à margem do Seminário Internacional sobre «Europa, futuro do passado», que hoje terminou em Coimbra.
Marques Mendes sublinhou que existem «indicadores (de saída da crise) que começam a ser seguros e sólidos» e manifestou-se convicto de que em 2005 e 2006 o país «voltará a convergir com a União Europeia, coisa que não acontece desde 1997».
«É evidente, leva tempo (a surtir efeito na carteira dos consumidores), não nos iludamos, o mais importante é que o ponto mais baixo da economia portuguesa já passou», sustentou.
No entender do ministro, «a recuperação pode ser lenta e gradual mas será sólida e segura» e, ainda no decorrer da actual legislatura, Portugal voltará a crescer mais do que a média Europeia.