economia

Carlos Tavares realça oportunidades para empresários portugueses

A existência de um plano ambicioso de privatizações na Argélia, para os próximos anos, abre aos investidores portugueses a possibilidade de estabelecer parcerias com empresários argelinos. A convicção é de Carlos Tavares.

O ministro da Economia português realçou esta quarta-feira as oportunidades para os empresários portugueses abertas pelo «ambicioso» plano de privatizações da Argélia.

Carlos Tavares, que falava na abertura do fórum de empresários luso-argelinos a decorrer em Argel, no âmbito da visita do Presidente da República Jorge Sampaio, citou as oportunidades existentes em sectores como a construção e equipamentos agrícolas.

«A competência de Portugal no domínio das telecomunicações dos têxteis e do calçado deverá ser tida em consideração nas relações com a Argélia no domínio comercial», sublinhou o ministro.

Em relação ao sector energético, Carlos Tavares destacou a importância estratégica de uma parceria entre a Argélia e a União Europeia num quadro euro-mediterrâneo, acentuada após a aprovação, em Junho passado, de dois projectos de construção de novos gasodutos de ligação com Espanha, Itália e França.

A abertura do fórum contou com a presença de 50 empresários ortugueses, estando prevista para a sessão de encerramento as intervenções do presidente da República português, Jorge Sampaio, e do chefe do Governo argelino, Ahmed Ouyaltia.

Redação