A proposta da Caixa Geral de Depósitos para aquisição do banco espanhol Atlántico tem aposta forte no preço, avançou a agência Lusa citando fontes junto do processo.
A Caixa Geral de Depósitos vai apresentar, sexta-feira, uma proposta para comprar o banco espanhol Atlántico devendo apostar forte no preço, segundo a agência Lusa que cita fontes financeiras junto do processo.
Recorde-se que o Arab Banking Corporation (ABC) vai vender os 68,5 por cento que detém no banco espanhol, tendo já afirmado que o preço é a única condição que terá em conta no processo.
«O preço oferecido determinará o vencedor. Nem influências, nem garantias, nem acordos interessam ao Arab Banking», referiram fontes do meio financeiro interessadas na operação.
Segundo as estimativas, os interessados deverão oferecer entre 1,150 mil milhões de euros e 1, 450 mil milhões de euros. O vencedor está obrigado a lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), ao preço que avaliou as acções do ABC, pelo restante capital do Atlántico detido pelo BBVA (24,5 por cento) e a Allianz (5,25 por cento).
Quer o BBVA quer a Allianz já manifestaram o interesse em vender, o que eleva para um mínimo de 1,680 mil milhões de euros o valor global da operação.
O nome do comprador deverá ser anunciado duas semanas após a apresentação das propostas, cujo prazo final para apresentação termina na sexta-feira. No entanto, a decisão final terá de passar, também, pelo Banco de Espanha.
Segundo fontes citadas pela Lusa, «não será levantado qualquer impedimento para que a Caixa Geral de Depósitos compre o Atlântico», porque é uma sociedade anónima, embora de capital público.
A seu favor, o banco dirigido por António de Sousa tem também o facto de poder apelar ao Estado português e de não estar cotado, o que poderia sujeitá-lp a penalizações do mercado caso apresente uma oferta elevada para assegurar o controlo do banco espanhol, avançam as mesmas fontes.
Com esta aquisição, a Caixa Geral de Depósitos pretende fortalecer a sua posição no mercado espanhol, sendo que o Banco Atlântico é o único banco de tamanho médio que permite atingir esse objectivo.
O Atlântico é o nono banco espanhol em valor de activos - 8,32 milhões de euros - tem 288 balcões e na venda estão incluídas as filiais estrangeiras, em paraísos fiscais como Gibraltar, Bahamas, Panamá e Mónaco.
Na lista de interessados na aquisição da posição do ABC estão, para além da CGD, o Sabadell, Barklays, Unicredito, Fortis e, possivelmente, a Caja de Ahorros del Mediterráneo (CAM) em consórcio.