economia

Confiança dos consumidores melhora em Novembro

A confiança dos consumidores portugueses melhorou em Novembro, perante opiniões mais favoráveis sobre a situação económica geral.

A confiança dos consumidores portugueses registou em Novembro, e pelo quarto mês consecutivo, uma melhoria, com o indicador a subir dos 38 pontos negativos, em Outubro, para os 37,9 pontos.

No boletim de conjuntura, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que «a evolução mais favorável das apreciações quanto à situação económica geral dos próximos 12 meses e quanto à capacidade de efectuar poupanças em igual período, mais do que compensaram a degradação das apreciações quanto à situação financeira do lar nos próximos e quanto às perspectivas de desemprego nos próximos 12 meses».

Como nota positiva, o INE destaca, também, as repostas dos consumidores sobre a possibilidade de «se realizarem compras importantes em bens duráveis, aquisição de bens de equipamento para o lar e possibilidades de realização de poupança no momento actual».

Em baixa, o instituto destaca a apreciação dos consumidores sobre a situação económica do agregado familiar ao longo dos últimos 12 meses.

Redação