economia

Clima económico atinge máximo de 13 meses

O indicador de clima económico em Portugal atingiu, em Novembro, o valor mais elevado dos últimos 13 meses, anunciou o INE.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira, o indicador de clima económico manteve-se nos 0,8 pontos negativos em Novembro, o melhor nível dos últimos 13 meses.

O INE salienta que este indicador - que reflecte as opiniões dos empresários das indústrias transformadoras, construção e comércio, registou uma evolução «marginalmente mais favorável que o apurado no mês anterior».

No sector dos serviços - que não integra o indicador de clima - manteve-se a tendência desfavorável em Novembro, com a confiança dos empresários a registar um mínimo da série.

Em relação à confiança das indústrias transformadoras, registou-se uma ligeira melhoria no trimestre terminado em Novembro, devido ao comportamento favorável da procura global, que superou a degradação das expectativas de produção para os próximos três meses.

Na construção e obras públicas, o indicador de confiança prolongou a evolução positiva verificada em Outubro, embora se mantenha em níveis historicamente baixos.

A avaliação da carteira de encomendas manteve um andamento favorável, mas as perspectivas de emprego para os próximos três meses agravaram-se.

Já o indicador de confiança no comércio manteve a tendência favorável dos últimos três meses, devido ao andamento de todas as componentes.

Redação