economia

Indicador aponta para crescimento em Portugal

O indicador composto avançado (CLI) da OCDE, relativo ao mês de Outubro, aponta para um crescimento da economia no conjunto dos países da zona, incluindo Portugal.

O indicador composto avançado (CLI) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), para Portugal, fixou-se nos 108,2 pontos em Outubro, uma subida de 0,5 pontos face a Setembro.

De igual modo, a taxa de variação sobre seis meses - que antecipa pontos de viragem do ciclo - aumentou pelo oitavo mês consecutivo.

A OCDE refere ainda que o CLI estima uma aceleração do crescimento económico dos EUA e uma melhoria de comportamento na Zona Euro, sobretudo na Alemanha e França.

Evolução positiva apresentou igualmente a taxa de variação sobre seis meses, tanto na maior economia do mundo como na Zona Euro.

Para o Japão, o indicador manteve-se inalterado no mês em análise, mas a taxa de variação sobre seis meses continua em alta há seis meses consecutivos.

No conjunto dos países que compõem a OCDE, o indiacdor aumentou igualmente em Outubro, com a taxa de variação sobre seis meses a mostrar claras melhorias desde Abril.

Zona Euro: taxa de desemprego inalterada

A OCDE divulgou, por outro lado, que a taxa de desemprego na Zona Euro pemaneceu nos 8,8 por cento em Outubro, enquanto nos EUA desceu para seis por cento e no Japão aumentou para 5,2 por cento.

Quanto às duas maiores economias dos Doze, a Alemanha e a França, registou-se um recuou para 9,3 por cento no primeiro caso e uma subida para 9,6 por cento no segundo.

Redação