economia

Ferreira Leite «sozinha ao leme do PEC»

Carlos Carvalhas considera que Durão Barroso fez «afirmações levianas» ao admitir a substiuição do PEC sexta-feira e, este sábado, ter dito que foi mal interpretado. Para o PCP, Manuela Ferreira Leite está sozinha «ao leme do Tittanic» que é o PEC.

No fim da reunião do Comité Central do PCP, em conferência de imprensa, Carlos Carvalhas anunciou a data no XVII Congresso do partido e falou ainda sobre o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Durão Barroso disse este sábado que foi mal interpretado nas declarações que fez, sexta-feita, em França, e que defende apenas uma revisão pontual do PEC e não a substituição do acordo que rege a disciplina orçamental na Zona Euro por um «mecanismo similar» mais eficiente.

«Se nós o tivéssemos ouvido há um mês ele não dizia isto, dizia que o Pacto de Estabilidade é para cumprir, que o Pacto de Estabilidade é um bom pacto, que Portugal mesmo sem o pacto deve continuar a cumprir os seus critérios. Ouvimos isso dezenas de vezes», afirmou Carlos Carvalhas.

«Durão Barroso teve essas afirmações um pouco levianas, fora do país, depois chamaram-lhe a atenção e veio dizer agora que houve uma má interpretação», acrescentou.

«O que diz Manuela Ferreira Leite a isto tudo? Fica sozinha, ao leme do Tittanic, e o Pacto de Estabilidade a afundar», ironizou, acrescentando que «o pior é que a economia portuguesa se afunda com esta política».

Redação