economia

Portugueses pouco confiantes com a economia e emprego

Mais de metade dos portugueses considera que a situação económica e do emprego em Portugal vai piorar em 2004, segundo um sondagem divulgada pela Comissão Europeia.

Segundo os dados do Eurobarómetro de Outono da Comissão Europeia, divulgados esta terça-feira, cerca de 58 por cento dos portugueses considera que a situação do emprego vai piorar no próximo ano. O mesmo acontece com a situação económica, com 52 por cento dos inquiridos a não esperar grandes melhorias.

Estes valores são superiores aos da média europeia que, embora registe um maior pessimismo face ao Eurobarómetro da Primavera, atinge apenas os 47 por cento em relação às perspectivas do emprego e os 46 por cento sobre a evolução da economia.

O Eurobarómetro aponta, ainda, que 24 por cento dos inquiridos em Portugal considera que a situação se manterá em 2004, com apenas vinte por cento a estimar uma melhoria, no caso do emprego, e 15 por cento a nível da situação económica.

Já no que toca à situação profissional e ao lar, os cidadãos portugueses estimam que não haverá alterações no próximo ano.

Redação