economia

BCE revê inflação em alta

O BCE reviu, esta quinta-feira, em forte alta a estimativa de inflação na Zona Euro para 2004, mantendo, no entanto, a projecção de crescimento económico.

No seu relatório mensal, publicado esta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) estima que a inflação dos Doze chegue aos 1,8 por cento no próximo ano, quando, na estimativa de Junho, apontava para 1,3 por cento.

Relativamente ao crescimento económico, a instituição monetária prevê um crescimento de 1,6 por cento, o mesmo valor que o previsto inicialmente.

Para este ano, o BCE espera uma taxa de inflação de 2,1 por cento, contra as estimativas anteriores de dois por cento. Já o PIB deverá crescer 0,4 por cento, menos 0,3 pontos percentuais do que o estimado anteriormente.

O BCE avançou ainda com as projecções para 2005, sendo de 2,4 por cento para o crescimento económico e de 1,6 por cento para a inflação.

Estas estimativas surgem no mesmo dia em que o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Raghram Rajan, anunciou uma revisão em baixa das previsões da instituição para o crescimento na Zona Euro.

Segundo aquele responsável, a economia dos Doze deverá registar um crescimento, em 2004, inferior aos 1,9 por cento actualmente estimados pelo FMI.

Raghuram Rajan contrariou, ainda, as previsões do FMI para a evolução da economia norte-americana no próximo ano, considerando que o PIB deverá crescer mais que os quatro por cento apontados.

Redação