economia

Contas correntes com excedente de 16,1 mil ME

A Zona Euro registou um excedente de 16,1 mil milhões de euros na balança de transacções correntes no terceiro trimestre de 2003. Este valor compara com um défice no trimestre anterior.

O excedente da balança de transacções correntes da Zona Euro totalizou 16,1 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2003, face ao défice de sete mil milhões de euros nos três meses anteriores, anunciou o Eurostat.

Relativamente ao período homólogo do ano anterior, as contas correntes registaram um decréscimo, uma vez que, entre Julho e Setembro de 2002, o excedente situou-se nos 25,8 mil milhões de euros.

O instituto de estatísticas europeu sublinhou, ainda, que a balança de serviços apresentou um excedente de 5,1 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2003, uma subida face aos 4,3 mil milhões de euros no trimestre anterior, mas uma descida face ao período homólogo (sete mil milhões de euros).

A balança de transacções correntes é uma das três mais importantes componentes da balança de pagamentos, reflectindo o conjunto de operações económicas e financeiras de um país - ou de um grupo de países - com o exterior.

Redação