A retoma económica da Zona Euro assenta em bases sólidas, segundo a Comissão Europeia, que espera uma aceleração do PIB no quarto trimestre.
Os mais recentes indicadores económicos, bem como os inquéritos de conjuntura, sugerem que a recuperação económica da Zona Euro assenta em bases sólidas, revelou esta segunda-feira a Comissão Europeia (CE).
Nas suas previsões trimestrais de conjuntura, a CE sublinha que «o crescimento económico, no terceiro trimestre, foi mais forte que o previsto, acrescentando que «é possível uma nova aceleração no quarto trimestre».
Segundo o executivo comunitário, o motor do crescimento económico, na segunda metade do ano, foram as exportações, apoio esse que poderá ser ameaçado face à forte apreciação do euro.
Por outro lado, considera Bruxelas, as «condições internas» na Zona Euro estão a tornar-se mais favoráveis, devendo ajudar a dar o impulso necessário à procura interna.
Nas previsões de Outono, publicadas no final de Outubro, a CE previu um crescimento de 0,4 por cento este ano e de 1,8 por cento em 2004.