economia

Euro regista sucessivos máximos

O euro segue hoje novamente em alta face ao dólar, fixando sucessivos máximos, com o último a ser registado nos 1,2362 dólares. As estimativas para o défice da balança corrente nos EUA estão na origem da queda do dólar.

Às 12:00 TMG, a moeda única valia 1,2336 dólares, depois de ter oscilado ao longo da manhã entre os 1,2305 e os 1,2362 dólares, este último um novo máximo histórico.

A penalizar a moeda norte-americana está a previsão de que o défice da conta corrente dos EUA, a divulgar esta tarde, se mantenha, no terceiro trimestre, próximo do recorde de 112,3 mil milhões de euros.

Segundo os analistas, os EUA precisam de atrair 1,2 mil milhões de dólares por dia para reduzir o défice da conta corrente e manter o valor do dólar.

Na Zona Euro, em termos de indicadores económicos, soube-se que o excedente comercial italiano aumentou significativamente em Outubro deste ano, face ao período homólogo de 2002, passando de 1,52 para 2,66 mil milhões de euros.

Destaque ainda para o decréscimo acentuado do excedente da conta corrente francês, que recuou em Outubro para 100 milhões de euros, face aos 1,5 mil milhões de euros em Setembro.

Redação