O montante das necessidades de financiamento do Estado deverá ascender, em 2004, a 13,7 mil milhões de euros. A estimativa é do presidente do Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP).
O presidente do Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP), Vasco Pereira, anunciou esta quinta-feira que o Estado vai emitir, no próximo ano, dívida no valor de 13,7 mil milhões de euros.
Segundo aquele responsável, que falava em conferência de imprensa, este valor inclui um montante de 6,1 mil milhões de euros correspondentes a necessidades líquidas de financiamento do Estado, decorrentes do orçamento aprovado para 2004.
Para além dos 6,1 mil milhões de euros mencionados, o montante para 2004 inclui oito mil milhões de euros relativos ao financiamento de dívida de médio e longo prazo, dos quais 6,8 mil milhões de euros correspondem a vencimento de dívida e 1,25 mil milhões de euros a recompras antecipadas de dívida.
Vasco Pereira indicou, ainda, que o programa de financiamento contempla a emissão de 7,5 mil milhões de euros de obrigações do Tesouro e de 5,5 mil milhões em Bilhetes de Tesouro.