economia

Petrolíferas puxam Europa para alta

As Bolsas europeias fecharam animadas, com as empresas petrolíferas em alta na sequência da recente escalada dos preços do crude.

Londres valorizou 0,99 por cento, Paris ganhou 0,67 por cento, Frankfurt cresceu 0,61 por cento, Madrid avançou 1,06 por cento e Milão progrediu 0,46 por cento.

Durante a manhã, as bolsas europeias foram impulsionadas pela subida do indicador da confiança dos empresários alemães, medida pelo instituto IFO.

Por outro lado, o petróleo está no nível mais alto desde o início da guerra no Iraque, o que está a beneficiar as empresas petrolíferas, entre elas a BP, a Shell e a norueguesa Statoil.

De destacar ainda as subidas da Allianz e do Fortis, no sector financeiro, e da farmacêutica Roche, graças aos desenvolvimentos de novos métodos de diagnóstico.

A impulsionar os mercados estiveram também os dados macroeconómicos dos EUA, maior mercado de exportação para os produtos do velho continente.

A moeda única voltou, esta quinta-feira, a fixar novo máximo histórico face à divisa norte-americana, nos 1,2438 dólares, mas acabou por perder alguma força durante a tarde.

Redação