economia

Ex-director financeiro da Parmalat acaba com rumores de fuga

Fausto Tonna, ex-director financeiro da Parmalat, primeiro grupo agro-alimentar italiano ameaçado de falência, pôs fim hoje aos rumores que o davam como em fuga no estrangeiro.

«Mas de que fuga falam? Estou contactável e não me vou

preocupar mais», disse Fausto Tonna à agência italiana Ansa, que o contactou telefonicamente na sua residência, em Collechio, próximo de Parma.

O gabinete de relações públicas da Parmalat informou hoje que Fausto Tonna continuava desaparecido.

«Desde que deixou o grupo e a Coloniale SPA, a holding de controlo da Parmalat, Fausto Tonna não esteve em contacto com a empresa», disse um responsável das relações públicas, Alessandro Zia, à agência France Presse.

«Não sabemos se se encontra em Itália ou no estrangeiro», acrescentou, enquanto o diário «Repubblica» referiu rumores de que estaria na Venezuela.

Tonna, mentor financeiro da família Tanzi, principal accionista da Parmalat, anunciou a sua demissão do conselho de administração da Parmalat e de todos os seus outros cargos a 10 de Dezembro, após trinta anos no grupo.

Foi director financeiro até Março de 2003 e tinha responsabilidades diversas em sociedades do grupo, em particular na presidência da Coloniale SPA, a holding dos Tanzi, controlando 51,378 por cento do capital da Parmalat.

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi anunciou a 20 de Dezembro que o seu governo intervirá no salvamento do gigante agro-alimentar Parmalat, à beira da falência após a descoberta de um buraco financeiro de cerca de quatro mil milhões de euros.

Redação