O excedente da balança de transacções correntes na Zona Euro recuou, em Outubro, para 5,6 mil milhões de euros, segundo os dados do BCE.
A Zona Euro registou, em Outubro, um excedente de 5,6 mil milhões de euros na balança de transacções correntes, o que representa um recuo de 2,4 mil milhões face a Setembro, anunciou, esta terça-feira, o Banco Central Europeu (BCE).
Esta diminuição deve-se, sobretudo, a um recuo no excedente da transacção de bens (11,5 mil milhões contra 13,7 no mês anterior) e ao agravamento do défice de receitas, que passou de 2,3 para 6,6 mil milhões de euros.
A balança de transacções correntes é uma das três mais importantes componentes da balança de pagamentos, que reflecte o conjunto de operações económicas e financeiras de um país - ou de um grupo de países - com o exterior.
Já o excedente registado nos serviços aumentou para 2,3 mil milhões de euros, contra 1,8 mil milhões em Setembro, com o défice das transacções correntes a diminuir de 5,2 para 1,6 mil milhões de euros entre.