economia

Número de clientes aproxima-se dos 9 milhões

O número de clientes das redes móveis aproximou-se dos 9 milhões no final de Setembro, segundo os dados da Autoridade Nacional de Comunicações. Entre o segundo e o terceiro trimestres, o número de clientes cresceu 3,8 por cento.

O número de clientes do serviço móvel em Portugal atingiu, no final do terceiro trimestre de 2003, os 8,96 milhões de clientes, de acordo com os dados compilados pela Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações).

O número constitui um aumento de 3,8 por cento entre o segundo e o terceiro trimestre, o equivalente a uma angariação de 330 mil novos assinantes.

Desta forma, Portugal atinge uma taxa de penetração na ordem dos 86 por cento, acima da média europeia que se situa nos 83 por cento.

Do número total, cerca de 7 milhões de assinantes correspondem a clientes de serviços pós-pagos.

Durante o terceiro trimestre, foram registadas 1,5 milhões de chamadas, mais quatro por cento que no trimestre anterior, que, no conjunto, geraram 2,6 mil milhões de minutos de ligação telefónica.

Segundo as contas da Anacom, cerca de 66 por cento das chamadas são destinadas à mesma rede móvel, 21 por cento são para as restantes redes móveis, 9 por cento têm destino na rede fixa e 4 por cento na rede internacional.