O investimento aprovado ou contratado para Portugal atingiu, em 2003, cerca de dois mil milhões de euros, excluindo o sector do Turismo.
Os investimentos aprovados ou contratados em 2003 para Portugal, excluindo o sector do turismo, ascendem a cerca de 2 mil milhões de euros, avançou esta terça-feira o ministro da Economia.
À margem da cerimónia de assinatura do contrato de investimento com a Volkswagen Auto Europa, Carlos Tavares explicou que a Agência Portuguesa para o Investimento (API) assinou contratos correspondentes a cerca de 1.200 milhões de euros.
A este valor, explicou o ministro, juntam-se mais 770 milhões de euros de investimento no decurso do sistema de incentivos à modernização empresarial do programa Prime.
Segundo o responsável da pasta da Economia, a API tem ainda, em análise, mais de uma centena de projectos de investimento nacionais e estrangeiros correspondentes a cerca de 2,500 mil milhões de euros e recebeu 56 intenções de investimento num montante de 3.500 milhões de euros.
Os projectos aprovados pela API e pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) deverão gerar um valor acrescentado na ordem dos 4 mil milhões de euros, no decurso dos próximos cinco anos.