A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai transferir o recinto de exposições da Exponor para o Europarque, em Santa Maria da Feira, o que implicará mudanças nos terrenos situados junto ao porto de Leixões. O presidente da Câmara de Matosinhos explica à TSF as alterações para esta área.
O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, enumera o que vai nascer nos terrenos onde antes ficava a Exponor.
«São muitas as mudanças, porque o projecto da AEP revela uma ambição de futuro que enquadra bem naquilo que é a estratégia de Matosinhos», assegura.
O autarca revela que os «pavilhões obsoletos» vão ser substituídos por equipamentos dedicados às Novas Tecnologias e pólos de investigação.
«O centro de congressos é para manter, que a área metropolitana do Porto necessita, a sede a AEP será totalmente reformulada, haverá uma grande zona dedicada ao lazer e à restauração, acrescenta.
Para Guilherme Pinto este «projecto vai fazer com que Matosinhos continue na liderança económica da área metropolitana do Porto».
Questionado sobre os prazos para se procederem a todas estas mudanças, o autarca diz que esta reformulação é «urgente» e que espera «antes do final do mandato ver materializado parte do que é mais emblemático».
O presidente da Câmara de Matosinhos adianta ainda que estas mudanças na Exponor não vão permitir qualquer tipo de operação de especulação imobiliária.
«Não acontecerá de certeza, porque foi contra essa perspectiva que me bati desde o início», afirma.
O projecto que dará uma nova vida aos terrenos da Exponor será divulgado ao final da tarde pela AEP, numa cerimónia onde estará também presente o ministro da Economia, Manuel Pinho.