O ministro da Economia, Manuel Pinho, disse, esta terça-feira, em Braga que o investimento de 25,9 milhões de euros que a Blaupunkt vai fazer em Portugal «demonstra a confiança das grandes empresas na economia portuguesa».
O ministro sublinhou que «este investimento na modernização da fábrica de auto-rádios de Braga, a maior do género na Europa, mostra a confiança da multinacional alemã na nossa economia».
Manuel Pinho adiantou que, ainda esta semana, vai assinar um novo contrato de apoio ao investimento de uma grande multinacional, sedeada a norte do Porto, estando previstos vários outros contratos de investimento até ao final do ano.
O governante, que se escusou a adiantar pormenores sobre o novo contrato, falava aos jornalistas no final da assinatura de um contrato entre a Blaupunkt e a Agência Portuguesa para o Investimento (API) que decorreu na fábrica de auto-rádios de Braga, em Ferreiros.
No acto participaram o director comercial da Blaupunkt, Reinhard Liebethal, o presidente da API, Basílio Horta, o governador civil, Fernando Moniz, e o presidente do município, Mesquita Machado.
Na ocasião, nenhuma das partes revelou qual o montante dos apoios concedidos pela API nem qual o número de postos de trabalho que poderão ser criados.
Manuel Pinho salientou que o investimento da Blaupunkt «demonstra uma assinalável visão estratégia do grupo Bosch, ao apostar numa fábrica que é já a sétima maior exportadora em Portugal».
«Projectos como este, com introdução de tecnologias modernas na fábrica de Braga reforçam a ideia de que o padrão de especialização da nossa economia está a mudar no sentido positivo», afirmou.
Sustentou que o país «está a viver um ponto de viragem», como se comprova - vincou - «pelos dados positivos que têm sido revelados e pelos novos projectos de investimentos em modernização que vão sendo lançados».
«É perfeitamente possível atingir simultaneamente objectivos que, à partida, pareciam contraditórios, como aumentar o ritmo de crescimento da economia, reduzir o desemprego e sanear as finanças públicas», acentuou.
O director comercial da Blaupunkt referiu que o projecto de investimento - que, na sua totalidade e numa segunda fase ascenderá a 45 milhões de euros - visa sobretudo a modernização das instalações industriais da empresa, adaptando-as ao fabrico de produtos de maior valor acrescentado.
A fábrica de Braga, é actualmente a maior da Europa do grupo: em 2005 produziu cinco milhões de auto-rádios, 80 por cento dos quais para exportação, tendo facturado 456 milhões de euros, mais 20 por cento do que em 2004.
Na região, a Blaupunkt, que é o maior empregador, com 2.350 colaboradores, dispõe de um centro de desenvolvimento para pequenas e médias empresas fornecedoras, e ainda um local de estágio para universitários das áreas de tecnologias.