A economia portuguesa voltou a melhorar em Agosto, com o indicador coincidente de actividade a subir pelo sétimo mês consecutivo, segundo os dados do Banco de Portugal.
Os dados do relatório sobre indicadores de conjuntura do Banco de Portugal (BP) mostram que o indicador coincidente mensal da actividade económica subiu um por cento em Agosto, face a igual mês de 2005.
A subida verificada em Agosto é a sétima melhoria consecutiva mensal desde Janeiro de 2006, quando o indicador coincidente aumentou 0,3 por cento, o mesmo nível do mês anterior.
O indicador coincidente de actividade sintetiza informação relativa ao Produto Interno Bruto (PIB), ao volume de vendas no comércio a retalho, às vendas de comerciais pesados, às vendas de cimento, ao índice de produção da indústria transformadora, à situação financeira das famílias, às novas ofertas de emprego e ao enquadramento externo.
O BP aponta ainda para uma melhoria do indicador de confiança dos consumidores, que passou para 33 pontos negativos em Agosto, depois de uma estagnação de 36 pontos negativos em Julho.
No que respeita ao investimento, os sinais de Agosto são mistos, com a venda de veículos comerciais ligeiros a recuperar da queda verificada no mês anterior. No entanto, as vendas de cimento acentuaram a descida, enquanto o indicador do confiança dos empresários da construção aumentou.