Cerca de duas dúzias de empresas nacionais investiram no mercado espanhol em áreas que vão merecer a referência de Cavaco Silva que visita Espanha a partir desta segunda-feira. Segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola há cerca de 400 empresas com capital português em Espanha.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola contabiliza em cerca de duas dezenas as empresas que decidiram apostar no mercado espanhol em áreas que serão mencionadas na vista do Presidente da República a Espanha, que se inicia esta segunda-feira.
Em declarações à TSF, Enrique Santos destacou os investimentos destas empresas nas áreas da informática e da electrónica, sem esquecer a moda e a confecção, passando pelo sector da logística.
«Há uma série de empresas que entraram ultimamente em Espanha e isso totaliza agora, segundo um estudo que estamos a fazer cerca de 400 empresas com capital português em Espanha», explicou o responsável máximo da CCILE.
Ainda segundo Enrique Santos, «no sentido inverso com capital espanhol em Portugal há entre 1050 e 1100 empresas, das quais 523 têm capital maioritário espanhol que têm um volume de negócios que ascende aos 14 mil milhões de euros, nove a dez por cento do PIB português».
Para o presidente desta câmara de comércio, para que haja mais investimento português em Espanha, os empresários lusos têm de apostar na qualidade, num preço competitivo dos seus produtos e têm de ter uma «estrutura financeira que consiga encarar com optimismo todos os problemas iniciais».
Em destaque na visita de Estado de quatro dias de Cavaco Silva, que se faz acompanhar de quatro ministros do Governo, vai estar o bom momento das relações peninsulares bem como os sucessos empresariais nacionais no país vizinho.
Esta segunda-feira, Cavaco Silva é recebido pelos Reis e príncipes de Espanha, bem como pelo primeiro-ministro de Espanha, José Luís Zapatero, e pelo embaixador português em Madrid, José Moraes Cabral.