O indicador do clima económico subiu em Portugal em Setembro para o nível mais alto nos últimos 12 meses. Na Zona Euro, a subida deste indicador foi de um ponto.
O indicador do clima económico em Setembro atingiu o valor mais alto nos últimos 12 meses, acompanhando assim o crescimento deste facto na Zona Euro e na União Europeia, revelam dados divulgados pelo Eurostat.
Este indicador que reflecte a evolução da actividade económica com base na opinião de agentes económicos e de consumidores subiu 2,9 pontos relativamente a Julho, fixando-se nos 96,3 pontos.
Segundo a Comissão Europeia, esta subida foi impulsionada em especial pela forte alta no sector da confiança no sector dos serviços, que subiu sete pontos.
Numa reacção a estes número, o primeiro-ministro José Sócrates considerou que a confiança na economia portuguesa está a aumentar.
«A maior parte das organizações internacionais estão a rever em alta o nosso crescimento e o facto do clima económico estar ao melhor nível nos últimos 12 meses vem apenas confirmar que há confiança na economia portuguesa», frisou.
Sócrates sublinhou que a assinatura esta sexta-feira de um contrato na área da petroquímica entre as três empresas mais competitivas do mundo no sector demonstra esta confiança, pois o investimento em causa durará 15 anos.
Confiança económica e clima de negócios sobre na Zona Euro
Por seu lado, o indicador de confiança económica subiu na Zona Euro em Setembro um ponto para os 109,3 pontos, ao passo que o indicador do clima de negócios também registou uma subida na "Eurolândia" para os 1,46 pontos, depois de ter descido em dois meses consecutivos.
A subida do clima de negócios na Zona Euro subiu sobretudo devido às expectativas da indústria quanto à produção nos próximos meses, mas também quanto à sua avaliação da tendência verificada nos meses mais recentes.