economia

Ministro quer rever modelo de supervisão

O ministro das Finanças anunciou, esta segunda-feira, que quer rever o modelo de supervisão ao mercado financeiro português. Teixeira dos Santos disse que vai levar a questão à próxima reunião do Conselho Nacional do Mercado de Valores Mobiliários.

O ministro das Finanças anunciou hoje que quer rever o modelo de supervisão ao mercado financeiro português..

«Há que proceder a uma reflexão séria e profunda sobre a supervisão em Portugal (à) uma matéria que poderá ser abordada na próxima reunião do Conselho Nacional do Mercado de Valores Mobiliários, que conto ainda este ano convocar», revelou Teixeira dos Santos.

Se é um «modelo consolidado» ou «um modelo com as três entidades» que existem «é uma questão para reflectir», adiantou o ministro, que falava na cerimónia de posse do novo presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), Fernando Dias Nogueira.

O «reforço da cooperação» entre as autoridades de supervisão [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Banco de Portugal e Instituto de Seguros de Portugal] «pode não ser uma resposta suficiente», admitiu o ministro.

Pontuando que não tem «qualquer preconceito» sobre o sentido da revisão a fazer e que esta deve ser «pensada», Teixeira dos Santos defende, contudo, que o processo deve completar-se «o mais cedo possível», porque a

interdependência é cada vez maior.

Redação