economia

Ministro afirma contenção no investimento

O ministro das Finanças anunciou, esta quarta-feira, que terá de haver contenção no investimento público no próximo ano, mas sublinhou que será de maior qualidade, com uma aposta na área da ciência e tecnologia.

À saída de um conjunto de reuniões com representantes dos partidos com assento parlamentar, Fernando Teixeira dos Santos disse que o orçamento do próximo ano visa uma consolidação orçamental «muito importante», que vai assentar na redução de «toda a despesa».

O titular da pasta das Finanças assegurou que haverá cortes nas despesas de funcionamento e «terá de haver contenção» nas despesas de investimento.

«Não temos margem de manobra para aumentar o investimento», acrescentou Teixeira dos Santos, sublinhando, contudo, que vai haver uma «aposta muito importante» na área da ciência e tecnologia.

O investimento será de «maior qualidade» e dirigido para as áreas onde a economia portuguesa mais precisa de apostar, garantiu o governante.

O ministro afirmou ainda que o encontro de hoje com os partidos parlamentares serviu, sobretudo, para ouvir as preocupações destes para o próximo ano, antes do Orçamento do Estado estar concluído.

Ainda assim, Teixeira dos Santos disse manter as previsões de crescimento em alta para a economia portuguesa este ano.

«O anúncio que eu fiz de uma revisão em alta para 2006 mantém-se, porque na altuta tive já em conta a conjuntura a nível europeu. As previsões que o Governo vai apresentar na próxima segunda-feita têm em conta esta informação, sublinhou.

Redação