economia

Associação dos Têxteis e a FETESE celebraram acordo

O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) anunciou, esta quinta-feira, que foi celebrado um contrato colectivo de trabalho com a FETESE - Federação dos Têxteis, Vestuário e Calçado para o sector têxtil.

No entender do presidente da ATP, Paulo Nunes Almeida, «foi possível com este acordo, ao fim de oito anos, criar um quadro estável para as relações laborais do sector, factor que é determinante para o futuro das empresas e para a manutenção dos postos de trabalho».

«As negociações, que decorreram desde o início do ano, permitiram ultrapassar um ponto fundamental que tinha a ver com a redução das categorias profissionais, as quais diminuíram de 600 para cerca de 50», salientou.

Foi ainda acordada a tabela salarial que vai vigorar até ao final de 2007. Neste âmbito, o valor médio ponderado dos aumentos salariais é 2,79 por cento em 2007, face ao ano anterior.

O acordo contempla ainda disposições em matéria de segurança e regras de higiene nas empresas, que terão reflexos nas condições de bem-estar dos trabalhadores.

Redação