Perante a polémica do aumento do preço da electricidade, o presidente da EDP já veio apelar à serenidade. António Mexia afirmou que o aumento das tarifas vai ter um impacto nulo na vida da EDP e que a proposta da ERSE ainda tem de receber um parecer favorável do conselho de tarifas.
À margem do V Fórum Energia organizado pelo Diário Económico, António Mexia afirmou que «o impacto dos aumentos das tarifas é nulo para a EDP porque não diz respeito às actividades reguladas mas deve-se ao aumento do custo do petróleo e ao pagamento do défice».
O presidente-executivo da EDP apelou à serenidade, considerando que se trata de uma proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que têm ainda de ter o parecer do conselho tarifário.
António Mexia afirmou ainda que estão criadas as condições para que vários operadores entrem no mercado, uma vez que a liberalização para os consumidores domésticos começou a 4 de Setembro, e que nesse aspecto a EDP fez o que lhe competia e apresentou uma proposta para o segmento liberalizado em baixa tensão normal.
O ministro das Finanças já anunciou que o Governo está a preparar uma alteração ao quadro legislativo, para permitir uma actualização das tarifas eléctricas mais «consentânea com as actualizações a nível europeu».