No primeiro dia de negociação da Galp Energia na Euronext Lisboa foram transaccionadas 33 milhões de acções da empresa, quase tantas quanto o total negociado em todo o PSI 20.
A Galp Energia, que no final de Outubro vai passar a integrar o principal índice do mercado português, encerrou nos 6,03 euros, valor superior em 3,8 por cento ao preço final da Oferta Pública de Venda (OPV), com 33 milhões de títulos negociados, no valor de 198 milhões de euros.
No PSI 20 movimentaram-se hoje 38,57 milhões de acções, no valor de 186,55 milhões de euros.
O volume da Galp superou em duas vezes e meia o da EDP (13,12 milhões de euros), que no PSI 20 foi o título mais movimentado.
O número de negócios realizados ascendeu a 5.249, valor idêntico à média diária de negócios de todos os títulos cotados na bolsa portuguesa nos anos de 2004 e de 2005 e que apenas se verifica em situações excepcionais (como a de hoje).
Este montante fica, no entanto, abaixo da média diária deste ano, que supera já os 7 mil negócios, influenciado pelas ofertas públicas de aquisição (OPA) em curso.
As acções da Galp Energia subiram de forma contínua durante a sessão, começando a negociar a 5,91 euros e fazendo o valor mais elevado nos 6,04 euros.
A Galp Energia vai estar cotada até final da semana no índice geral, passando a integrar o PSI 20 a 30 de Outubro, na sequência de uma revisão extraordinária do principal índice da bolsa portuguesa.
A partir de hoje estão também disponíveis para negociação, na Euronext.liffe, contratos de futuros sobre as acções da Galp.