O convite vai chegar ao ministro das Obras Públicas nos próximos dias. As associações empresariais do Litoral Norte vão convidar Mário Lino a fazer a viagem entre o Porto e Viana do Castelo pela EN-13 para o convencer a manter a A-28 sem portagens.
As associações empresariais de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde vão convidar Mário Lino a fazer o percurso que é proposto como alternativa para a SCUT A-28.
Este grupo garante que a EN-13 não é uma solução viável, porque em várias zonas não podem funcionar veículos pesados, tem várias rotundas e semáforos. A viagem, garantem os empresários, demora quase o dobro do tempo.
A hora proposta para o encontro com o ministro das Obras Públicas é às 8:30 e o local o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, depois o ministro será transportado pela EN-13, até Viana do Castelo, para uma reunião agendada para as 11:30.
O director-geral da Associação de Viana do Castelo e porta-voz deste grupo, João Valença, adianta que para esta visita Mário Lino nem terá que se preocupar com o transporte.
«Asseguramos o transporte desde o Porto até Viana para que o senhor ministro possa ver in loco os condicionalismos múltiplos da EN-13, alternativa proposta à A-28», disse.
O porta-voz disse ainda que esta iniciativa não serve apenas para protestar, mas também para mostrar preocupação.
«Estamos interessados em continuar a cooperar, a concertar posições e a realizar iniciativas conjuntas que conduzam ao desenvolvimento empresarial e regional», disse.
Pelo caminho, Mário Lino vai confirmar, segundo João Valença, o inferno que é esta alternativa.
«Todos os que conhecem a EN-13 o sabem, muitos já nem nos lembramos de lá passar, porque é um verdadeiro inferno», adiantou.
Dados para o ministro das Obras Públicas conferir se aceitar o convite.