economia

Buscas relacionadas com entidades clientes

O banco português Espírito Santo (BES) refere que as investigações que foram desencadeadas, esta quinta-feira, às suas instalações em Espanha resultam de uma decisão contra entidades clientes e diz que está a prestar toda a colaboração às autoridades espanholas.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BES afirma estar «a prestar toda a colaboração solicitada pelas autoridades, prosseguindo a sua actividade de forma normal e regular».

O grupo bancário em causa «actuou, actua e continuará a actuar no mais rigoroso cumprimento da lei, tanto em Espanha como em todos os países em que está presente, sempre na mais rigorosa observância de exigentes mecanismos de controlo interno», acrescenta a nota.

A sede do banco português em Madrid foi esta manhã encerrada e objecto de buscas policiais, numa operação conduzida pela Unidade Central Operacional da Guarda Civil espanhola. As instalações do BES em Barcelona estão também a ser alvo de investigações.

Estas buscas inserem-se em investigações conduzidas pela Procuradoria Anti-corrupção espanhola no âmbito de um processo de branqueamento de capitais.

Às 15:13, as acções do BES seguiam na Euronext Lisboa a cair 0,96 por cento para 12,35 euros.

Redação