economia

Cavaco defende «urgência» de estratégias globais

O Presidente da República alerta para a necessidade «urgente» de a economia portuguesa adoptar estratégias de competitividade à escala global, sob pena de o país se atrasar. Num artigo publicado no «Diário Económico», Cavaco Silva realça ainda a importância de favorecer «laços» entres líderes de empresas internacionais e portuguesas.

Num artigo publicado, esta sexta-feira, no jornal «Diário Económico», Cavaco Silva considera que «importa que as empresas portuguesas estejam conscientes da envolvente da concorrência à escala mundial em que actualmente se posiciona a economia portuguesa e aproveitem, decididamente, as oportunidades que essa realidade proporciona».

O chefe de Estado defende que o pensamento e a acção global devem «inspirar tanto a postura estratégica das empresas portugueass, como o quadro de referência dos agentes políticos, investidores, parceiros sociais e Administração pública», alertando que, caso contrário, o país arrisca-se a «ficar para trás».

Cavaco Silva destaca igualmente a importância de favorecer o «estabelecimento de laços entre líderes de empresas internacionais e portuguesas, dando, em simultâneo, maior visibilidade económica a Portugal».

Por outro lado, defende o papel privilegiado de Portugal na promoção do debate sobre «globalização plural», que, no seu entender, implica «participação e não dominação».

O artigo do Presidente da República surge a propósito da primeira reunião do Conselho para a Globalização - iniciativa proposta por Cavaco Silva em Maio -, que decorre hoje em Sintra, sob o lema «Pensar Global e Agir Global».

Redação