O presidente da Comissão Europeia defendeu, esta sexta-feira, que a economia portuguesa só tem futuro através da internacionalização das empresas e recomendou que a primeira aposta seja no mercado europeu por somar mais de 500 milhões de consumidores.
José Manuel Durão Barroso falava aos jornalistas antes da reunião do Conselho para a Globalização, uma iniciativa da Associação Empresarial para a Inovação (COTEC), por sugestão do Presidente da República.
«Portugal é um pequeno país; obviamente que não é com o mercado português que se vai lá», disse Durão Barroso referindo-se à necessidade das empresas portuguesas apostarem no mercado externo para crescerem.
O presidente da Comissão Europeia afirmou que as empresas portuguesas devem apostar em primeiro lugar no mercado europeu.
No mercado europeu «somos 500 milhões, mais do que americanos e russos juntos», acrescentou o mesmo responsável, referindo que Portugal tem na Europa um «mercado interno extraordinário», ainda que seja indispensável «pensar a nível global».
«Só com a internacionalização é que a economia portuguesa tem verdadeiro futuro», defendeu Durão Barroso, manifestando que partilha a mesma posição sobre a internacionalização que o Presidente da República.
O presidente da Comissão Europeia disse ainda que a globalização deve ser vista como uma oportunidade e um desafio e não como uma ameaça, considerando que este encontro é uma forma de analisar o que se pode fazer no plano público e privado para ganhar a batalha da internacionalização com competidores à escala global.
«É muito bom, aliás, que este debate seja em Portugal e é muito boa esta iniciativa porque permite que empresas portuguesas também estejam em contacto com alguns dos maiores protagonistas a nível global», concluiu o responsável europeu.