economia

Sócrates destaca criação de empregos

O primeiro-ministro assinalou, esta quinta-feira, o êxito do programa Inov Jovem, que já deu emprego a 2378 jovens. José Sócrates elogiou ainda o dinamismo de uma PME, a Janela Digital, considerando um caso exemplar contra «o país que chora».

José Sócrates disse que a Janela Digital, sedeada nas Caldas da Rainha, é uma empresa com «espírito de iniciativa, espírito de risco e empreendedor de quem não pertence a um país que chora, que se lamenta e que é resingão, mas que pertence a um país que quer vingar».

Referindo que começou por ser uma empresa nacional e que já se internacionalizou com uma equipa de trabalho em Espanha (Barcelona), o primeiro-ministro sublinhou que é um caso de uma empresa que viu o «mercado global como uma oportunidade».

A Janela Digital é uma empresa de investigação e desenvolvimento especializada no mercado imobiliário, tendo, actualmente, 88 trabalhadores e 14 estagiários ao abrigo do programa Inov-Jovem, que teve início há um ano.

O programa, que foi a primeira medida do Governo e a primeira do Plano Tecnológico, visava colocar mil jovens licenciados em gestão, engenharia em pequenas e médias empresas.

«Foi um tiro certeiro porque tinha um mercado à espera e que respondeu imediatamente, um mercado do lado dos jovens e um mercado do lado das empresas», sublinhou Sócrates.

Redação