economia

Cavaco vê «sinais positivos» na economia

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou esta sexta-feira existirem «sinais positivos» na evolução da economia nacional, sinal de que «gradualmente está a passar a mensagem» da urgência de mudanças para Portugal ser competitivo à escala global.

Durante uma visita à nova unidade da empresa farmacêutica Farma-Aps/Generis, que considerou «um bom exemplo» da aposta que deve ser feita pelas empresas nacionais, o Chefe de Estado destacou a circunstância de o «crescimento acentuado das exportações» estar a contribuir para a evolução positiva da economia.

E exportações que, salientou, reflectem um «conteúdo tecnológico mais elevado» dos produtos.

Cavaco Silva manifestou-se, por isso, convicto de que gradualmente este a passar a mensagem em que tem reiteradamente insistido desde que tomou posse.

«Está a surgir uma nova geração de empresários e empreendedores conscientes desta nova realidade, que estão a pensar global e a agir global, que perceberam que para ter sucesso têm de aumentar o conteúdo tecnológico da sua produção», afirmou.

Para o Chefe de Estado, «a economia mundial está a mudar a um ritmo sem precedentes» e os empresários nacionais «têm que se adaptar a essa realidade».

«Amanhã haverá mais globalização do que existe hoje. É nesse quadro que os empresários portugueses têm de aprender a movimentar-se», reforçou, insistindo que a «chave do sucesso» para as empresas portuguesas é a aposta na investigação, inovação, conhecimento e orientação para mercados externos.

Esta foi, no entender do Chefe de Estado, a aposta feita pela Farma-Aps/Generis, que visitou de bata branca com a inscrição "Aníbal Cavaco Silva", na companhia do ministro da Economia, Manuel Pinho, e do secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.

Antes, o administrador da empresa, Paulo Paiva dos Santos, considerou existirem em Portugal «condições competitivas excepcionais» para o desenvolvimento da indústria farmacêutica, desde que exista «celeridade no licenciamento de projectos», «estabilidade legislativa» e «arrojo dos gestores».

A nova fábrica da Farma-Aps/Generis, sedeada na Amadora, é um investimento de 30 milhões de euros que duplicou os quadros da empresa, que passou de 100 para 200 trabalhadores.

Além da produção, as novas instalações possuem ainda um laboratório dedicado à investigação e desenvolvimento de novos medicamentos genéricos.

A Generis (participada a 100 por cento pelo grupo Farma-Aps) é líder no mercado de medicamentos genéricos em Portugal.

Redação