O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu por diversas vezes em audiência o presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, para falar sobre os atrasos da OPA da Sonae à Portugal Telecom.
A notícia, avançada pelo «Diário Económicos, diz que fonte oficial do palácio de Belém confirmou ao jornal que houve vários encontros «que aconteceram mais de uma vez», mas não adiantou o tema das conversas porque o «Presidente não torna público o conteúdo das suas audiências».
Também fonte oficial da Autoridade da Concorrência confirmou ao DE os encontros «no âmbito de audiências normais».
As conversas entre Cavaco Silva e Abel Mateus decorreram «num clima normal», mas que o Presidente da República terá sensibilizado o presidente da Autoridade da Concorrência para o impacto que os atrasos na OPA estão a ter na imagem do país, sublinha o jornal.
A Autoridade da Concorrência tem recebido uma série de críticas devido a estes atrasos, nomeadamente pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, que tem o pelouro das telecomunicações e que já classificou os atrasos como «lamentáveis».
O jornal acrescenta que há outros intervenientes no processo que lamentam que muitas decisões económicas de investimento estejam paradas à espera de uma decisão da Autoridade da Concorrência.
Contudo, realça, o prazo legal para os procedimentos de análise aprofundada da OPA só termina em meados de Dezembro.