O construtor automóvel alemão Volkswagen anunciou, esta sexta-feira, que vai produzir o novo Audi A1 exclusivamente na fábrica de Bruxelas a partir de 2009. Esta medida poderá salvar três mil postos de trabalho ameaçados.
O anúncio foi feito depois de um encontro em Bruxelas entre Martin Winterkorn, o novo presidente do grupo, Ferdinand Piech, "homem forte" do grupo, e o primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt.
«A partir de 2009 o novo modelo A1 será produzido em exclusivo na fábrica de Forest", localizada perto de Bruxelas, indicou o primeiro-ministro belga.
«Três mil pessoas vão ser necessárias a partir de 2009», adiantou o líder do Governo, mantendo, no entanto, alguma prudência face a uma boa notícia que ainda está por concretizar.
«Penso que uma perspectiva se perfila no horizonte, mas continuo a ser cuidadoso, pois há ainda alguns obstáculos», sublinhou Verhofstadt, acrescentando que os responsáveis da Volkswagen voltam a Bruxelas em Janeiro para acertar definitivamente os detalhes.
Depois de várias semanas de incerteza, a Volkswagen anunciou na terça-feira que ia acabar com a produção do Golf na Bélgica, para a repatriar para a Alemanha.
Esta decisão implica a eliminação de 3.500 a 4.000 empregos dos 5.300 que tem a fábrica de Forest, no sudoeste de Bruxelas.