economia

Autoridade da Concorrência não percebe queda lenta de preço

A Autoridade da Concorrência não percebe porque os preços dos combustíveis caem de forma tão lenta em Portugal. A entidade liderada por Abel Mateus diz que os preços a retalho estão a responder com um atraso de quatro semanas contra as duas de média na UE.

A Autoridade da Concorrência não encontra explicações que justifiquem a lentidão com que os preços dos combustíveis tem caído no mercado português no terceiro trimestre de 2006.

Numa newsletter sobre o acompanhamento dos mercados, divulgada pelo regulador da concorrência, a AdC recorda que os preços internacionais da gasolina e gasóleo caíram 32 e 13 por cento, respectivamente.

Contudo, no território nacional, o preço antes dos impostos da gasolina sem chumbo de 95 octanas caiu apenas 12,2 por cento, ao passo que o gasóleo sofreu uma queda de apenas 1,2 por cento.

Neste documento, a Autoridade da Concorrência afirma ainda que os preços a retalho, em Portugal, estão a responder com um atraso de quatro semanas contra as duas semanas de média registada na União Europeia.

A entidade liderada por Abel Mateus concluiu também que a diferença no tempo de ajustamento dos preços no retalho em Portugal em relação aos preços internacionais no terceiro trimestre de 2006 «não é suficiente» para explicar o desfasamento observado.

A AdC acrescenta ainda que a subida de preços dos combustíveis entre Junho e Setembro acentuaram o diferencial que os separa em relação à União Europeia.

Na última semana de Setembro, observaram-se em Portugal os preços mais altos em toda a UE-15, à excepção dos verificados na Irlanda, para ambos os combustíveis, e na Grécia, mas apenas para o gasóleo.

Ainda nas contas da Autoridade da Concorrência, os valores obtidos para as diferenças nos preços da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo entre os postos fronteiriços e não fronteiriços não são significativos.

Em Setembro, segundo a AdC, o préço médio de venda ao público da gasolina sem chumbo 95 era quatro por cento superior à média europeia, ao passo que o do gasóleo era dois por cento abaixo desta média.