Acaba hoje uma das mais interessantes publicações portuguesas online. NON ! - revista CRÍTICA DE OPINIÃO, IDEIAS E ARTES.
Começou a publicar-se através da internet, a 16 de Março de 1996. Quem chegar ao site http://zonanon.org encontrará três frases secas : fim da linha. Descemos aqui mesmo. Entenda porquê.
As explicações são dadas pelo editor da NON !, Rui Bebiano. Motivos que se prendem com a vida de todos os dias e a impossibilidade de assegurar uma gestão regular da revista. Uma decepção. Principalmente quando se olha para a rede lusófona e se vêem tão poucos espaços nos quais se «exponham, sem pedidos em euros, promessas cantadas ou apelos ao conformismo, ideias e informações que procuram escapar à tutela dos poderes e participar criticamente na construção da opinião pública».
Há menos espaços até, neste momento, do que aqueles que ainda era possível encontrar há três, cinco anos atrás. Ou há quase sete, quando a NON ! foi para o ar, pela primeira vez, numa noite de Março.
Por esta publicação online passaram, como o próprio editor diz «muitas vozes, gritos, vontades, campanhas, devaneios, afagos, projectos e outras quinquilharias que fazem desta vida vida».
Do mal o menos. Tudo isto vai permanecer, quase integralmente, acessível no ciberespaço, pois a NON! continuará em linha, à mão de quem se proponha viajar até um passado preocupado com o presente.
Para o futuro, anuncia-se novo projecto para o mesmo sítio. Diferente, mas no seu essencial tentando retomar o caminho que um dia a NON ! iniciou.
Os utilizadores da rede lusófona ficam à espera.