primeira

Bill Gates convida Lula

Bill Gates convidou Lula da Silva para um encontro.

O candidato do PT à presidência do Brasil, gravou ontem o último tempo de antena para a televisão. Toda a equipa da campanha participou na gravação e o senador, já eleito, Cristóvão Buarque, chegou aos estúdios acompanhado por um representante da Microsoft.

Este porta-voz de Bill Gates levava, para oferecer a Lula , um exemplar autografado do livro escrito pelo patrão da Microsoft, «Negócios à velocidade do pensamento».

Bill Gates mandou o emissário convidar o «petista» para um encontro após as eleições, considerando assim que Lula vai mesmo vencer no domingo. Gates informou ainda que estariam presentes na reunião directores de outras grandes multinacionais: Intel, HP, AMD, Compaq. A intenção é discutir projectos de alta tecnologia e a possibilidade de investimentos a serem feitos por empresas estrangeiras no Brasil.

Mas o PT sabe muito bem o que Bill Gates quer do novo governo: evitar que o monopólio da Microsoft no fornecimento de software para organismos públicos, seja abalado pela introdução dos chamados «genéricos da informática» - programas e sistemas operacionais abertos, como o Linux. É que o governo brasileiro gasta uma fortuna com licenciamentos do sistema operacional Windows e outros produtos da Microsoft.

Com a inevitável viragem que se dará no próximo domingo no Brasil, Bill Gates verá com bons olhos a continuação da Microsoft nos computadores dos palácios do planalto de Brasília.

Século XXI - Dias úteis, 12h50m

Redação