Os negócios não vão bem ? É a crise. Mas talvez contra a maré depressiva que ameaça invadir tudo, estudos recentemente feitos garantem que os europeus vão gastar mais dinheiro com compras online para este Natal.
Vá lá, uma boa notícia. O estudo foi realizado pela GartnerG2 e as previsões são surpreendentes. Embora se reconheça um recessão global, a época de compras online para o Natal vai ser a mais animada de sempre. Uma coisa é certa: os europeus vão gastar mais dinheiro dos que os norte-americanos.
As expectativas apontam mesmo para um aumento de 50% nas vendas, se comparadas com o mesmo período do ano passado.
A Gartner explica que estas previsões são baseadas na observação do mercado. Têm aumentado as empresas europeias que aceitam pedidos por correio electrónico ou têm mesmo uma presença marcante na internet. Segundo aquela empresa de estudos de mercado, a Europa ainda tem muito espaço para crescer nesta área. E as coisas só não estão melhores, porque o acesso à internet em banda larga ainda perde para as ligações mais limitadas.
O analista de negócios Gill Mander, consultado pelo site britânico AnaNova.com, diz que os europeus estão à procura de diversos canais para recolher informações sobre compras online. Os catálogos disponíveis na Net, mas que se possam imprimir, são uma das grandes procuras do momento.
Para os interessados, aqui ficam os produtos que têm tido maior crescimento na procura. Para além dos habituais, livros e discos, para o próximo Natal, em alta estão as roupas e os brinquedos encomendados pela internet.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m