primeira

Poupar gasolina atrás de veículos pesados

Andar em filas de trânsito pode não ser tão mau como se pensa. Não se trata de andar no "pára-arranca", mas sim naquelas filas que até andam mais ou menos certinhas. Para quem tiver paciência, isto pode ser bom para poupar combustível.

O Instituto Sueco de Pesquisas sobre Estradas e Transportes, tornou público um estudo que garante que viajar atrás de grandes camiões, pode permitir uma poupança de gasolina até 12 %.

A velocidade média ideal é de 85 km/h e a distância para o veículo da frente deve ser de, aproximadamente, 50 metros.

Esta informação resulta de registos conjugados do consumo de gasolina com a medida, tomada por laser, da distância até ao veículo da frente. Foram utilizados dois automóveis. Um Golf Gl e um Volvo 240. A velocidade a que foram conduzidos em filas de trânsito, variou entre os 60 e os 110 km/h. As distâncias até ao carro da frente variaram entre os 32 e os 155 metros.

Através da análise do consumo de gasolina, distância e velocidade, foi possível chegar a conclusões sobre a resistência do ar e a poupança de combustível. Os termos em que isto se fez é que não são muito habituais para a maior parte dos condutores. De qualquer forma, sempre se pode dizer, que a resistência do ar é expressa por um termo que contém o quadrado da velocidade do automóvel e a distância para o da frente é a variável independente de uma função exponencial.

Todos estes estudos se referem a automóveis que circulam em fila atrás de um veículo pesado. O consumo reduz-se logo circulando a 70 km/h e a uma distância de 100 metros. Mas a poupança é maior se circular a 85 km/h e a uma distância de 50 metros.

Onde as coisas se alteram de uma forma verdadeiramente notável é quando se vai atrás de um veículo pesado, a cerca de 50 metros. A resistência do ar diminui até 30 %, se for comparada com qualquer carro que siga sem ninguém à frente.

Logo, o melhor é "deixá-los ir".

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação