primeira

Internet a três dimensões

Aí está uma tecnologia que abre a porta a uma nova cultura on-line .A empresa norte-americana TDV Technologies abriu uma nova frente na oferta de soluções para a Internet, ao comercializar o primeiro sistema de visionamento tridimensional.

Uma informação avançada pela TDV Technologies, dá conta que o sistema permite a passagem de imagens de computador em 2D para 3D. Combinando software próprio e tecnologia estereoscópica 3D, a imagem no computador parece como que suspensa no ar.

À primeira vista parece um regresso às pouco conseguidas experiências de cinema e televisão a três dimensões. Há por certo quem se recorde destas experiências, particularmente a da transmissão pela TV de um filme que se podia ver como se fosse em relevo, desde que se usassem uns óculos especiais.

Agora, o sistema TDV 3D para converter 2D em 3D também utiliza óculos, com ou sem fios, receptor, cabos de conexão, transmissor por infravermelhos, software de sistema e um plug-in Adobe 2D-3D. Se as coisas correrem como vistas numa experiência feita ao vivo num noticiário da CNN, os resultados parecem francamente melhores, se comparados com as antigas tentativas.

Para aceder às experiências de visão estereoscópica 3D disponíveis no portal da TDV, os utilizadores deverão correr o TDV Viewing System, que os responsáveis afirmam ser fácil de instalar, estando disponível por cerca de 100 euros. E há de tudo, desde produtos de mero entretenimento até aos educacionais. As imagens TDV são visionáveis no formato 2D, sem distorções, e os renderings podem primeiro ser visionados em 2D e depois em estereoscopia 3D, com apenas um clique no rato.

Poder-se-á estar perante uma nova época para o visionamento de imagens em computador. A velha frase dos anos 80 - "sunglasses at night" - poderá finalmente ter outro sentido.

Século XXI

De Segunda a Sexta, 12h50m

Redação