primeira

Grandes da 7ª arte unidas na rede

Finalmente a industria cinematográfica acordou. Cinco dos maiores estúdios de Hollywood inauguraram o Movielink, um serviço conjunto de filmes por pedido.

Warner Bros., Paramount Pictures, Universal Studios, Sony Pictures Entertainment e Metro-Goldwyn-Mayer Inc., apresentaram a sociedade Movielink, um site que pretende contribuir para o fim da pirataria na internet. De que modo ? Distribuindo filmes a preços atractivos.

Partindo daquele site, pode ser feita a descarga das películas directamente para o disco duro do computador, onde poderão ficar guardadas durante um mês. Uma vez começado o visionamento do filme, o utilizador dispõe de 24 horas para o ver. Para já, este serviço só está disponível nos EUA e oferece cerca de 170 títulos. Os preços oscilam entre os 2 e os 5 euros.

Este novo canal de distribuição só peca por ter chegado com demasiado atraso, mas olhando para o desenvolvimento que se verifica na banda larga para a internet, mais vale tarde do que nunca. O intercâmbio descontrolado de filmes, através de programas de troca de ficheiro na rede converteu-se numa situação já habitual e maciça. Segundo a indústria cinematográfica, esta acção está a ameaçá-la e pretende assim tomar uma iniciativa que a industria discográfica tem demorado a desenvolver.

O serviço Movielink é o primeiro a oferecer, legalmente, um número significativo de títulos do cinema norte-americano, disponíveis na rede através de uma subscrição. Trata-se de mais um passo em direcção ao tão ansiado "video-on-demand". Com uma simples ligação à internet, o utilizador poderá ver qualquer filme da História do Cinema, quando bem lhe apetecer e em casa.

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação