primeira

O cruzamento da rua na Internet

Mapas. Percursos. Quantidades consideráveis de recursos cartográficos. Tudo disponível na Web. O Maporama é um serviço na rede que ultrapassa quase tudo o que se possa imaginar.

Começou por ser um serviço, desde o seu início, já muito bom, oferecendo mapas e itinerários nos Estados Unidos e no Canadá.

As coisas correram bem e o banco de dados do Maporama soube crescer, e de que forma, sem no entanto perder qualidades no desempenho.

O resultado levou a que, actualmente, o Maporama disponibilize plantas de 635 mil cidades, incluindo detalhados mapas de ruas de milhares de locais na Europa, América, Ásia e Austrália, num total de mais de cento e oitenta países.

Muitos dos mapas são interactivos e chega-se ao pormenor de o visitante poder orientar-se pelo número das portas.

Também há a possibilidade de planear uma viagem terrestre entre dois pontos do planeta. As escolhas não chegam ao ponto de optar pelas estradas com melhor piso, ou mesmo as mais rápidas, mas os resultados são surpreendentes.

O utilizador pode solicitar as opções "cruzamentos" e "detalhes", e então o que surge é um autêntico "road-book" com o desenho de cada cruzamento importante na estrada, que pode ser impresso e utilizado na viagem. Está lá tudo. Ruas, avenidas, praças, estradas, auto-estradas. "Vire à esquerda", "vire à direita". Etapa a etapa vão sendo contabilizados os quilómetros e o tempo que em média é necessário para fazer o percurso.

O melhor é mesmo experimentar. Está disponível em www.maporama.com. Tem uma versão portuguesa, mas também em mais vinte e cinco línguas.

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação