Ninguém ficou indiferente perante o acidente com o petroleiro "Prestige" em frente à costa galega. Na internet decorre já uma campanha de alerta contra futuros acidentes.
A organização não governamental WWF/Adena lançou uma campanha online, onde se exigem medidas urgentes para proibir a circulação de barcos com casco simples e navegando com bandeira de conveniência.
Para a WWF/Adena é inadmissível que tanto Roman Prodi, como José Maria Aznar e Manuel Fraga não tenham previstos procedimentos para evitarem este tipo de acidentes. Aquela ONG ecologista pretende ainda que a Organização Marítima Internacional , a IMO, declare a costa galega como "zona marítima especialmente sensível" e que todos os que foram prejudicados por esta catástrofe sejam indemnizados rapidamente.
A IMO tem como lema, bem visível no topo do site na Web, "navegação mais segura, oceanos mais limpos".
Esta campanha na internet é para a WWF/Adena a única forma que os cidadãos têm para exigir dos responsáveis da Comissão Europeia, do governo espanhol e da Xunta da Galiza, as necessárias medidas urgentes para que se evite a repetição de situações dramáticas como esta.
Para já, a WWF/Adena recolhe assinaturas de todos os que querem manifestar a sua indignação. É que, como alerta aquela ONG, esta é uma história que se repete devido à falta de uma norma específica que proíba o transporte de substâncias perigosas em barcos de casco simples e em péssimas condições de navegação.
A WWF/Adena pede ainda a proibição de transporte marítimo para as companhias que tenham estado envolvidas em catástrofes semelhantes. Nada é de mais para preservar o meio ambiente.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m