primeira

Chat - conversas vazias

As conversas tidas através de programas de "chat" na internet, começam a ser estudadas.

O livro de Joan Mayans «Género chat. Ou como a etnografia pôs um pé no ciberespaço», aborda esta nova realidade partindo da ideia de que o ciberespaço é um «novo espaço público» e por isso mesmo também um novo objecto de estudo.

E o que diz o autor deste estudo? Considera que os «chats» geram conversas vazias que, no entanto, a um nível antropológico têm a sua importância.

«Género chat» analisa as ferramentas comunicativas dos habitantes do ciberespaço, partindo da análise de seis salas de chat tomadas como casos ilustrativos.

Está inclusivamente reproduzida uma conversa de 26 minutos de duração, realizada através de um programa de «chat», também chamado de IRC - internet relay chat.

Joan Mayans, o autor, já afirmou que no seu livro tenta sublinhar a importância da conversação vazia que se encontra na maioria dos canais de conversa online. Embora seja um fenómeno com a etiqueta de «pouco sério», no campo antropológico, a sua importância não se pode negar. Nem que seja precisamente pelo seu vazio. Um estranho vazio povoado.

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação