As lâmpadas redondas têm os dias contados. Agora é mais económico e mais ecológico utilizar as lâmpadas de alta eficiência. À primeira vista parecem mais caras mas compensa o investimento inicial.
O tipo de luz pode não ser tão suave como uma normal lâmpada incandescente, mas serve para a maioria das aplicações em nossas casas.
Estas lâmpadas consomem menos 20 por cento de energia do que as lâmpadas incandescentes com a mesma potência luminosa e duram muito mais horas, não tantas como prometem as marcas, mas ainda assim a vantagem vai para esta forma de iluminação.
Por outro lado, o recurso a lâmpadas fluorescentes, normalmente utilizadas na cozinha, é também uma boa opção, porque são lâmpadas de grande duração e de baixo consumo.
Mesmo com estas recomendações, é importante não esquecer que a mais importante forma de poupança é apagar sempre a luz a que não se usa.
Ecoponto
Todos os dias na TSF, um conselho para melhorar o ambiente e para poupar energia, gastando menos dinheiro.
Colaboração: Quercus, Associação Nacional para a Conservação do Ambiente