primeira

Iluminações de Natal na Net

Há cidades onde, há vários dias, já se acenderam as luzes de Natal. Outras estão para o fazer. Uma parte de festa, uma boa porção de negócio, por todo o mundo onde o Natal tem algum significado, as ruas vão-se iluminar daqui até ao dia 25. A internet é uma excelente forma de espreitar esse mundo de luz.

As webcam viram-se agora para os locais mais enfeitados para o Natal. Em Paris, as célebres Galerias Lafayette colocaram na Web imagens dos seus processos de sedução para o mercado natalício. É vê-los no site das Galerias Lafayetteonde há mesmo uma secção só dedicada às iluminações de Natal.

Ainda em Paris, uma webcam colocada no atelier Renault, mostra os Champs Elysées. Uma vista do alto sobre o movimento, a cor e, claro, as iluminações. O site abre janelas para várias webcams apontadas sobre os mais conhecidos pontos da cidade luz.

Aparentemente tristonha está a esquina da 5ª avenida com a rua 45, em Nova York. De noite, quem entrar pelo site da monmouth.com utilizando outra webcam, verá muitos yellow cabs, algumas montras iluminadas, mas nada de decorações natalícias.

O mesmo já não se pode dizer das espantosas imagens que chegam de Graceland. Nesse território mítico, o espírito de Natal está de acordo com as lantejoulas dos últimos fatos de Elvis. O site oficial preparou mesmo um Christmas Virtual Tour para dar a conhecer as decorações originais de Natal que pertenceram a Elvis Presley. Imagens a 360º sobre os jardins, fachada da casa e do seu interior, deixarão qualquer um convencido de que é verdade que "Natal é sempre quando um homem quiser", especialmente quando tem muito dinheiro.

Para quem não se quer dar ao trabalho de andar a navegar pela Net à procura das luzinhas de Natal, o melhor é ir directo ao assunto. O site da camvista.com tem agora uma aérea dedicada ao assunto que, através de webcams, transporta o cibernauta até às noites iluminadas das mais diversas cidades do mundo.

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação