primeira

Máquinas de costura informatizadas

Nada escapa aos tentáculos do gigante da informática, Microsoft. Está à venda uma máquina de costura que utiliza o sistema Windows.

Em tempos que já lá vão, ou talvez afinal ainda não foram, ter uma máquina de costura era coisa para ser incentivada pela publicidade. As Borletti, as nossas Singer ou as Berninas, eram motivo de grande orgulho para as donas de casa mais modernas. Deixavam-se as velhas máquinas a pedal e entrava-se na época das máquinas de costura eléctricas.

Chegam agora as "tricotadeiras informatizadas". A empresa suíça Bernina juntou-se com a Microsoft e do casamento nasceu a Artista 200. O sistema operativo Windows foi incorporado na nova máquina de costura, que possui um écran táctil a cores.

No site da Bernina encontram-se ligações a sites locais, incluindo o português, mas é sobretudo no site norte-americano da Bernina que existe o mais apetitoso dos materiais. Uma série de vídeos com spots publicitários à nova máquina de costura informatizada, depoimentos de gente da Microsoft e um vídeo mais longo onde a história é contada desde o princípio.

Os criadores garantem que é muito fácil usar esta máquina de costura e que essa facilidade incentiva a criatividade no momento de bordar e de coser. Com uma agulha, um CD-Rom e o Windows, é possível fazer todo o tipo de bordados com grande precisão.

É possível, por exemplo, fornecer à máquina um desenho e a agulha encarrega-se sozinha de obter bons resultados sem esforço. Para além de tudo isto, a máquina de costura informatizada traz uma série de acessórios, entre eles um modem para ligar a máquina à internet.

"Desde 1948 ao serviço da costura e bordados", é o slogan da Bernina. Precisa agora de uma adaptação qualquer que introduza a noção de costura informatizada. O sonho de quem precisa fazer a bainha a umas calças e nunca pegou numa agulha.

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação