primeira

"Melhor do mundo" para site português

O site do Museu Nacional de Arqueologia foi considerado pela UNESCO como o melhor do mundo. É uma união perfeita entre o passado e o futuro, concretizada no presente. Pode soar a frase promocional, mas é verdade.

As candidaturas foram às centenas e algumas de peso. Vejam-se na rede os sites do segundo e terceiro classificados e ficar-se-á com uma ideia. Enquanto o site do Museu Nacional de Arqueologia recebeu o "Web Art d'OR 2002", a prata foi entregue ao canadiano Museu das Civilizações e o bronze foi para o site do célebre Hermitage de St. Petersburg.

Este ano, o Festival Internacional Audiovisual "Museus e Património" decorreu no Brasil, em S. Paulo. Foi ali que o Avicom, que é o Comité Internacional para o Audiovisual e as Novas Tecnologias da Imagem e do Som, que pertence ao Conselho Internacional dos Museus, resolveu distinguir a presença na Web do Museu Nacional de Arqueologia como a melhor do mundo.

E por que razão terá isto acontecido ? Quem for à procura de um site cheio de efeitos especiais para a Web, ficará desiludido. É que para além de um orgulhoso pop-up que salta, agora, logo para o écran de abertura dando conta do prémio, o site é sóbrio, mas muito elegante e eficaz.

À primeira vista parece pouco, mas está lá tudo. Informação em abundância, imagens, visita virtual e até uma loja online. É possível conhecer através do site as exposições que estão a decorrer e mesmo as que já encerraram. Os procedimentos são simples, mas muito atractivos. As peças rotativas que giram no écran a comando do rato, são um bom exemplo.

Acrescente-se que, o agora premiado site do Museu Nacional de Arqueologia foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais. Tudo motivos de contentamento para o Multimédia e a Arqueologia nacionais.

Século XXI

Dias úteis, 12h50m

Redação